sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Ir. Carlos Carretto: O homem do deserto na cidade.

Carlos Carretto, um nome marcante na história da Igreja católica, nascido em Alexandria, na Itália, no ano de 1910, já falecido, deixou um enorme serviço prestado como evangelizador e sua lembrança nos faz senti-lo sempre vivo. Apesar de ter comovido grandes multidões, viveu longos anos de solidão. Trouxe do deserto do Saara, a experiência de um encontro pessoal com Deus. Extraordinário animador de Jovens, escreve a pedido deles, "deserto na cidade", uma obra que ensina como se fazer a experiência de deserto em meio ao barulho quase ensurdecedor das grandes metrópoles.  Ele começa a obra dizendo assim: "E aqui estou eu respondendo a quem me pediu que o ajudasse a buscar na cidade a união com Deus, a intimidade com o absoluto, a paz e a alegria do coração, o invisível presente, a realidade divina, o Eterno. Vamos logo dizendo:  não é nada fácil! Vivemos num século trágico no qual os homens, mesmo os mais fortes, são tentados na fé. É uma época de idolatria, de angústias, de medo; uma época em que o poder e a riqueza obscureceram no espírito do homem a exigência fundamental do primeiro mandamento da Lei: "Amarás a Deus de todo o teu coração..." Como vencer essas trevas que oprimem o homem moderno? Como enfrentar este demônio do meio-dia que ataca o fiel na maturidade da sua existência? Não hesito em dar uma resposta que experimentei na carne num momento difícil da minha vida: Deserto...deserto...deserto! Quando pronuncio esta palavra, sinto dentro de mim que todo o meu ser estremece e se põe a caminho, embora ficando materialmente imóvel no lugar onde se encontra. É a tomada de consciência de que é Deus quem salva; de que sem ele estou "na sombra da morte"; e que para sair das trevas devo lançar-me no caminho no caminho que Ele mesmo me indicar. É o caminho do Êxodo, é a marcha do povo de Deus da escravidão dos ídolos para a liberdade da Terra Prometida, para a luminosidade e a alegria do Reino. E isso através do "deserto". Esta palavra deserto é bem mais do que uma expressão geográfica que nos traz à fantasia uma região desabitada, sedenta, árida e vazia de presenças. Para quem se deixa penetrar pelo Espírito que anima a Palavra de Deus, "deserto" é a procura de Deus no silêncio, é uma "ponte suspensa" lançada pela alma enamorada de Deus sobre o abismo tenebroso do próprio espírito, sobre as estranhas e profundas fendas da tentação, sobre os princípios insondáveis dos próprios medos, que obstaculam o caminho para Deus. "Semelhante deserto silencioso é santo e é uma oração para além de toda oração que conduz à Presença contínua de Deus e às alturas da contemplação onde a alma, enfim pacificada, vive da vontade daquele que ela ama totalmente, absolutamente, continuamente...".
Carlos Carretto
:
Deserto na cidade.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário