segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Fé e Razão.

A fé revelada por entre meio os segredos Divino, nos faz crer que tudo que sai da boca de Deus é verdade. Não que Deus seja apenas uma expressão de verdade, mas que Deus é a própria verdade. Já desde o antigo testamento, por meio dos profetas, e depois a revelação definitiva por meio de seu próprio filho Jesus Cristo nosso Senhor. A fé é a nossa base de sustentação na verdade revelada por Deus de Si próprio e de seu Filho Jesus Cristo. Cometemos pecado quando deixamos de dar crédito às coisas reveladas por Deus e passamos a dar crédito as outras que não tem sua origem através de revelação Divina. A fé é um Dom gratuito de Deus e se desenvolve como virtude muitas vezes entre aqueles que mais se sentem necessitados da Graça de Deus e buscam terra firme na pátria Celeste ao lado do Pai. A dimensão humana, tambem tem a capacidade pela Graça do Espírito Santo, isso é próprio da natureza do homem. A fé inteligente motiva o homem à luz da verdade que Deus não engana, nem pode ser enganado. A fé caminha num compasso de harmania com a ciência, pois embora  ela esteja acima da razão, não pode jamais haver desarmonia entre uma e outra, por quanto o mesmo Deus que revela os mistérios e infunde a fé, doutou o espírito humano da luz da razão.
Para refletir:
* O que é fé?
* Você se considera uma pessoa de fé?
* O que você tem feito para aumentar sua fé?

Santo Agustinho dizia assim: "Credo ut inteligam et inteligo ut credam". "Creio para entender e entendo para crer". "Para Agustinho a fé deve iluminar a razão, porque está gravemente ferida pelo pecado original, de maneira que o homem não pode conhecer a Deus se não estiver sob o influx da Graça de Deus que o ilumina. É a famosa teoria da  iluminação de Santo Agostinho. Da mesma forma que quanto mais o homem conhece a Deus, objeto último de seu intelecto, mais ele crê e O ama. dessa forma intelecto e sensibilidade andam juntos. Se a razão não for iluminada pela fé, não consegue alcançar seu objetivo de conhecer a Verdade que é Deus em última instância. E a fé não pode crescer se não for alimentada pela inteligência.
Que tua fé seja cheia de razão e tua razão seja cheia de fé. Fé e razão não podem contradizer-se, pois foram ambas criadas por um mesmo Deus. A razão é básica, a fé é mais elevada. A fé supõe a razão, pois não se pode chegar ao décimo degrau sem passar pelo primeiro. No entanto há verdades que a razão não pode alcançar, então ela se rende a fé, que estende sua mão para que a razão possa enxergar".
Fonte(s):
Carta Encíclica do Papa João Paulo II "Fides et Ratio".

Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário