quarta-feira, 24 de julho de 2013

Conceito de Liturgia.

A palavra liturgia, traduzida para o português, quer dizer "serviço" ou trabalho. É antes de tudo, "serviço ao povo", experiência que se semeia dentro de uma vivência fraterna de vida cotidiana de cada um em comunhão com sua comunidade. Quando vamos a Igreja e observamos uma cerimônia (celebração Eucarística), notamos uma série de sinais, de objetos, lugares, atitudes próprias daquela cerimônia. Não se trata de uma encenação da morte e ressurreição de Jesus, mas a celebração do memorial Pascal de Jesus Cristo. Uma vêz que o mistério é contemplado em "Espírito e Verdade".
Em resumo, a Liturgia trata do conjunto de ritos celebrativos e participativos expresso por meio de sinais sensíveis e eficazes, onde se experimenta o mistério Pascal de Jesus Cristo. portanto quem participa da liturgia, faz parte de um grupo de pessoas unidos e comprometidos com a vida da Igreja.
Cristo assume o homem por completo; corpo e alma. A Graça de Deus não destroi a natureza humana, mas a completa e aperfeiçoa. Por isso, rezamos com o corpo tambem; dizendo palavras e fazendo gestos. A vida liturgica é a alma que dá vida e alimenta os nossos momentos celebrativos. Deve haver uma harmonia sincronizada do humano com o Divino, uma grande simplicidade da parte de quem se dispõe a servir como agente de pastoral liturgica, para não cair na tentação de querer enventar coisas que não existe. Celebrar a liturgia significa estar em comunhão com o Romano Pontífice e consequentemente com o corpo místico de Cristo. A Liturgia é uma das colunas centrais de sustentação da fé da Igreja, por essa razão, deve ser valorizada em cada momento que se faz necessário sua presença. Ela organiza os ritos e dá sentido as nossas celebrações.
Diác.: Francisco Alves de Sousa.
Manaus - Amazonas - Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário