sexta-feira, 13 de setembro de 2019

O Papa renuncia mais uma vez.
Há poucos dias atrás, 11/02/2013, era pouco mais de 7 horas da manhã,
quando abri meu computador, lá estava estampada em letras garrafais à
cabeça de uma matéria que dizia: Papa Bento XVI anuncia sua renuncia. Por
alguns instantes, fiquei meio que paralisado pelo impacto da manchete, mais
logo depois, quando já havia lido a metade da matéria fui me restabelecendo e
começando a entender as razões do ato tão corajoso que o Papa acabara de
tomar. Ele não foi o primeiro Papa a renunciar o cargo, Bento 9°, Celestino 5° e
em 1415, Gregório 12. E Bento XVI, porque renunciou? E eu, será que já
renunciei a alguma coisa? E você, já renunciou algo em algum momento de
sua vida? O que significa renunciar? Abdicar, retroceder, voltar atrás, abrir
mão, desistir? Muitas vezes, qualquer um destes adjetivos significa mudar o
curso de uma história.
O Papa renunciou a uma vida normal. Renunciou a ter uma esposa.
Renunciou a ter filhos. Renunciou a ganhar um salário. Renunciou à
mediocridade. Renunciou às horas de sono, em troca de horas de estudo.
Renunciou a ser um padre a mais, porém também renunciou a ser um padre
especial. Renunciou a encher sua cabeça de Mozart, para enchê-la de
teologia. Renunciou a chorar nos braços de seus pais. Renunciou a estar
aposentado aos 85 anos, desfrutando de seus netos na comodidade de sua
casa e no calor de uma lareira. Renunciou a desfrutar de seu país. Renunciou
à comodidade de dias livres. Renunciou à vaidade. Renunciou a se defender
contra os que o atacavam e atacam.
Toda mudança, requer uma decisão de impacto pessoal, é preciso muitas
horas de reflexão e análise profunda dos efeitos que a atitude poderá causar.
Será que as pessoas estão preparadas para entender um gesto de renúncia,
mesmo sendo da grandeza como o que acaba de tomar S.S. o Papa? Uma
coisa eu entendo como certa, muitas vezes, dar um passo atrás, poderá
significar o avanço de muitos outros.
A Igreja de um modo geral, tem se mostrado solidária com os sentimentos do
Papa. É o que tenho percebido através da mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário